sexta-feira, 9 de junho de 2017

O que é a Quartinha??


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O que é a Quartinha
O que são as quartinhas de barro e para que servem?
As denominadas "quartinhas de barro" estão presentes em todo o culto africano, nas mais diversas formas em que este se apresenta e acompanham todos os assentamentos de Òrìsà.
Devem ser feitas de barro natural (amò) e em seu interior é colocada água (omi). A água colocada em seu interior transpira e evapora, necessitando assim de um abastecimento constante.
As águas (omi), e o barro primordial (amò), são os elementos utilizados por Òsàlá para moldar o ser humano, para que, após fisicamente moldado, Olódùmarè lhe insufle o Emí, princípio vital representado pela respiração, gerando assim a vida.
As quartinhas então representam vida e criação, elementos sem os quais não existe Òrìsà, tampouco àse.
Sua natureza sempre mutável, precisando constantemente de abastecimento, nos lembra que a vida sempre está em movimento, sendo necessária a renovação contínua e periódica do àse (energia dinâmica em movimento), tanto individual quanto coletivo, princípio este que permeia todo o culto a Òrìsà.
A quartinha representa a respiração da divindade, então quando a divindade necessita dessa respiração, há o ciclo de evaporação da água através dos poros do barro. Aos Orixás masculinos são oferecidos quartinhas de barro sem alça, aos Orixás femininos são oferecidos quartinhas normalmente de louça ou mesmo de barro com alça.
As quartinhas também são chamadas de Busanguê, Eni, Amoré e outros, dependendo da nação. Colocar quartinha de louça aos pés da divindade, não é uma prática do Candomblé antigo, porque na África não se produz louça. Todos os utensílios ligados ao culto das divindades são feitos na sua maioria de barro e quando não são feitos de barro, é usado terracota ou argila.
Porque é permitido também o uso da porcelana ou louça para alguns Orixás?
Cerâmica é feita de argila, de barro.
A cerâmica é uma das mais antigas atividades que a civilização criou. Não se sabe ao certo quando foi utilizado pela primeira vez o material argiloso, sabe-se que desde o domínio do fogo o homem deixou vestígios de utensílios de cerâmica.
Há milhares de anos já se faziam objetos de argila. A Cerâmica é uma atividade que se mantém inalterável, até hoje. Seus principais fundamentos são:
obter a argila - processar - moldar - secar - queimar
Cerâmica é a denominação comum a todos os artigos ou objetos produzidos com argila e queimados/assados ao fogo. O nome procede da palavra grega keramos que significa argila. Toda uma região de Atenas tinha esse nome em função dos ceramistas que lá residiam - kera - meikos. A transformação do barro em cerâmica acontece durante a queima. Na primeira queima a água que existe na argila se evapora, isto ocorre aproximadamente aos 400°C. Em seguida ocorre a eliminação da água química, entre os 450° e 700°C. A argila torna-se anidra, comumente chamada de metacaolim. Aos 830°C transforma-se em alumina gama e aos 1.050°C em mulita. Quando a argila é queimada e torna-se firme, em sua primeira queima obtêm-se o chamado biscoito, que apesar de não mais voltar ao estado plástico ainda possui características frágeis, pois se cair no chão ou levar uma pancada mais forte, quebra-se em muitos pedaços.
A argila existe em toda superfície terrestre. Alguns tipos são encontrados a céu aberto e outros em minas subterrâneas ou jazidas. A argila quando retirada da natureza geralmente contém corpos indesejáveis, impurezas orgânicas, e por isso necessita ser beneficiada através de processos mecânicos e químicos. Para cada categoria da produção cerâmica a produção das massas argilosas necessita do acréscimo ou da retirada de elementos em sua composição, de acordo com sua aplicação, evitando assim a ocorrência de rachaduras e esfacelamento. Dos muitos tipos de argilas existentes são produzidas as massas cerâmicas que são utilizadas na fabricação de utensílios cerâmicos como telhas, tijolos, manilhas, pisos, etc; que é a chamada cerâmica estrutural. As massas de adobe - taipas de sopapo e de pilão são empregadas cruas na construção de moradias. Tem-se a chamada louça branca usada em peças sanitárias, azulejos, pisos de alto impacto, refratários, isoladores elétricos, condutores elétricos, etc. E as massas cerâmicas para a chamada cerâmica artística.
Amassar e Bater o barro. O trabalho com argila requer que esta seja bem amassada com as mãos, ou mecanicamente, para compacta-la, homogeneíza-la e eliminar todas as bolhas de ar existentes em seu interior. As bolhas fazem com que a peça exploda dentro do forno durante a queima do biscoito, podendo também provocar rachaduras nas peças no período de secagem. Pode-se também amassar o barro numa superfície plana repetidas vezes – quando muito molhado/úmido a superfície pode ser uma placa de gesso ou estar recoberta com papel tipo jornal para a retirada da água em excesso. Não se deve esquecer que Bater o Barro é uma etapa do processo de preparação dele e que não pode deixar de ser realizada.
O aspecto exterior da cerâmica pode ser variado, porém sua ESSÊNCIA É UMA SÓ :
TERRA ou seja ARGILA
A argila como síntese, simboliza a própria matéria, pois segue o ciclo dos antigos gregos:
TERRA - ÁGUA - AR – FOGO
Nota: Essa tarefa de esculpir a figura física dos seres humanos faz Òsàlá ser chamado de Alámò Rere, o perfeito escultor, embora alguns sejam produzidos com deficiência física.

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