terça-feira, 13 de junho de 2017

Cachimbo

Cachimbo

Um cachimbo do tipo 4-Square Billiard

Nenhum texto alternativo automático disponível.O cachimbo, também chamado pito,[1] é um instrumento utilizado para se fumar, geralmente, tabaco. Também é utilizado alternativamente para se fumar maconha.[2] Versões mais improvisadas de cachimbos feitos com tubos de policloreto de vinila, latas, canos e embalagens costumam ser utilizadas para se fumar pedras de crack.[3]

É composto de um recipiente (o chamado fornilho) onde se queima o fumo, e de um tubo (a chamada piteira) por onde se aspira o fumo. Além de seu uso como forma de lazer, o cachimbo também é usado como peça religiosa pelos povos indígenas americanos[4] e pelas religiões afro-americanas.[5]

Etimologia

"Cachimbo" deriva do termo quimbundo kixima.[1] "Pito" deriva do tupi petï'ar, "tomar o tabaco".[6]

Matérias-primas do cachimbo

O cachimbo, geralmente, é feito de madeira, mas outras matérias-primas podem ser usadas na sua confecção, como o Meerschaum, espigas de milho, porcelana, acrílico, vidro, barro etc. Meerschaum, palavra alemã que significa "espuma do mar", é um mineral: mais especificamente, um silicato hidratado de magnésio, também chamado sepiolita,[7] encontrado nas costas do Mar Negro e na Turquia.

Formatos de Cachimbo

Existem vários formatos[8] de cachimbo, tais como: billiard, o formato clássico da maioria dos cachimbos; apple; bent apple; calabash; bulldog; straight; churchwarden; volcano etc. O 4-Square Billiard é um cachimbo com as laterais do fornilho quadradas e com a haste da piteira também quadrada. Já no formato Square-Panel, as laterais do fornilho são quadradas mas a piteira é redonda.

As misturas de fumo para cachimbo

Há uma infinidade de misturas de tabacos, também chamadas blends, disponíveis para os fumantes de cachimbos. São, geralmente, feitas com diversos variedades de tabaco: Virgínia, Burley, Cavendish, Latakia, Perique etc.

O tipo Cavendish, por exemplo, caracteriza tabaco de variedade Virgínia, que foi tratado com açúcar ou mel e uma bebida alcoólica, para lhe conferir suavidade. Recebe este nome porque teria sido inventado pelo navegador e corsário Inglês almirante sir Thomas Cavendish. O tabaco tipo Latakia é um fumo Virgínia fermentado, seco e defumado com fumaça de folhas de pinheiro ou cipreste. Recebe esse nome porque é originário de e produzido na região de Lataquia, na Síria.

História

O uso do cachimbo teve início nas Américas, no período pré-colombiano. Fazia parte de rituais sagrados dos povos ameríndios significando, para algumas culturas, a união do mundo terrestre (representado pelas folhas) com o celeste (representado pela fumaça). Uma das lendas ameríndias que contam essa relação é a Lenda do Búfalo Branco, pertencente à cultura sioux, que atribui uma origem divina ao cachimbo.[9]

O cachimbo na arte

Nas artes, é famosa uma pintura de René Magritte que é intitulada Ceci n'est pas une pipe, que significa "isto não é um cachimbo". Johann Sebastian Bach dedicou, a seu cachimbo, a ária So oft ich meine Tobackspfeife, um poema musicado em que o compositor atribui, ao fumar o cachimbo, uma antevisão da imortalidade.[10]

Expressões Idiomáticas

As expressões "fumar cachimbo com o inimigo" e "fumar o cachimbo da paz" têm o sentido de oferecer uma trégua ou fazer uma tentativa de reconciliação com um adversário. Elas são uma referência ao costume tradicional dos índios estadunidenses de selar tratados fumando-se cachimbo.[11]

Ligações externas

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Cachimbo
Wikilivros
O Wikilivros tem um livro chamado Cachimbo
Pipedia - O Wiki dos Cachimbos.
WikiPipa, Enciclopedia Virtual de la Pipa
Sítio da Confraria Amigos do Cachimbo
Cachimbo Clube de Portugal
Tobacco Reviews - Um extenso banco de dados com tabacos e avaliações dada pelos cachimbeiros de todo o mundo.
Cachimbo.org - O Maior e Primeiro fórum brasileiro dedicado à arte do cachimbo. Diversas informações sobre cachimbos, acessórios e outros, tanto para iniciantes como para experientes na arte de pipar.
Referências[editar | editar código-fonte]
↑ Ir para: a b FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.307
Ir para cima ↑ Lombra. Disponível em http://lombra.com.br/2016/04/como-usar-maconha-o-guia-completo-para-usuarios-pacientes/. Acesso em 24 de abril de 2017.
Ir para cima ↑ DST-AIDS: hepatites virais. Disponível em http://www.aids.gov.br/noticia/ministerio-distribui-cachimbos-para-usuarios-de-crack. Acesso em 20 de julho de 2014.
Ir para cima ↑ Um estudo de caso sobre o fumo. Disponível em http://seer.ufrgs.br/EspacoAmerindio/article/viewFile/26679/18782. Acesso em 24 de abril de 2017.
Ir para cima ↑ Saindo da matrix. Disponível em http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2005/12/fumo_na_umbanda.html. Acesso em 24 de abril de 2017.
Ir para cima ↑ FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.1 341
Ir para cima ↑ FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p. 1 572.
Ir para cima ↑ http://www.pipedia.org/index.php?title=Pipe_Shapes
Ir para cima ↑ http://www.caminhosdeluz.org/A-228.htm
Ir para cima ↑ http://sucrilhosforever.blogspot.com/2010_05_01_archive.html
Ir para cima ↑ MCGREGOR, N. A história do mundo em 100 objetos. Disponível em https://books.google.com.br/books?id=-3_eAgAAQBAJ&pg=PT307&lpg=PT307&dq=cachimbo+tratados+%C3%ADndios+paz&source=bl&ots=zbmTWFeb9n&sig=vNZ2LvZUBJIFHTsYQjul-dl-9Y0&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwiZwoa3-_TTAhWHHpAKHdVmCgkQ6AEIXTAN#v=onepage&q=cachimbo%20tratados%20%C3%ADndios%20paz&f=false. Acesso em 16 de maio de 2017.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Cachimbo (desambiguação).

Leia mais no link abaixo...
http://obaram.blogspot.com.br/…/historia-do-povo-cigano.html
Compartilhe e visite nossa página no face:
https://www.facebook.com/Obaramroupasciganas/
Nossa Loja Virtual:
https://obaram.lojavirtualnuvem.com.br/
Nosso Blog:
http://obaram.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário