Runas da Bruxa
As Runas da Bruxa são conhecidas há anos, e provavelmente, tiveram seu início com as primeiras xilogravuras em pedras.
Seguem o mesmo princípio de qualquer oráculo: prever acontecimentos, responder perguntas ou apenas orientar-nos em determinadas situações. Ou seja, você pode utilizar as Runas sempre que sentir-se perdido ou com necessidade de orientação.
Um ritual antecipatório para a leitura das Runas da Bruxa é bastante interessante, mesmo que seja apenas a utilização de um incenso que purifique o ambiente, ou um chá que lhe abra as capacidades intuitivas.
É interessante também que você convide alguma deidade para lhe ajudar nessa leitura. Por exemplo, na leitura de Runas Nórdicas, costuma-se convidar as Nornes para essa tarefa; até mesmo Freyja e Odin são convidados para a leitura.
Não é obrigatório, mas considero o ato de convidar deidades uma forma de energizar mais suas previsões. Você também precisará purificar e consagrar seu oráculo antes de utilizá-lo, dê preferência a rituais durante a noite. Caso você consagre-as com alguma deidade, é aconselhável que convide alguma deusa relacionada à mistérios e à magia - uma boa dica de deusa é a deusa egípcia Nut.
Como consagrar suas Runas da Bruxa
Durante a noite, acenda uma vela azulada, ou roxa, e coloque as runas dentro de seu caldeirão, ou de outro recipiente no centro de seu altar. Ponha um pouco de sal grosso, o suficiente para que esteja em contato com todas. Misture o sal com ervas para purificação, como Alecrim, Arruda, Calêndula, Cipestre, Louro, ou Manjerona; não precisa utilizar todas, apenas uma já será de bom grado.
Acenda um incenso de Cravo, ou de Lavanda, enquanto consagra suas runas para que elas estejam destinadas à responder-lhe as dúvidas e receios. Diga à Deusa que almeja sua proteção, e que suas Runas serão instrumentos nobres, para lhe guiarem como a luz da Lua na escuridão da noite.
Entoe algum cântico, e se quiser utilizar o oráculo no mesmo ritual, faça uma inalação com Artemísia, Mil Ramas ou Louro. Mas recomendo que deixe o caldeirão ou recipiente com o sal, as ervas em pó e as runas durante o resto da noite recebendo as bênçãos da Lua.
Antes do dia raiar, retire as runas do caldeirão, e pode guardar o sal com as ervas para outro ritual de purificação, caso assim deseje. Se não, jogue-o fora, mas não deixe na natureza; o sal grosso mata toda a natureza em que toca, e isso seria uma grande afronta aos Deuses e à natureza em geral.
☽❍☾
Não precisam ser cristais, podem ser pedrinhas quaisquer, todo material que provenha da natureza já é o suficiente para fazer suas runas, ou materiais como durepoxi ou biscuit, que podem ser moldados facilmente. As minhas, que estão ilustrando este post, foram feitas com conchas da praia.
Para fazer a leitura das Runas da Bruxa, você pode equivaler-se das mesmas formas de ler Runas Nórdicas. É preciso sempre relacionar as runas umas com as outras, independente da forma de jogo. Os significados de uma runa podem mudar de acordo com as outras que estiverem próximas.
Exemplos de jogo:
Você pode mentalizar sua pergunta ou o conselho que deseja, e então retirar apenas uma das runas. Ela será a resposta que você procura.
Outra maneira bastante usada é quando se tem as toalhas para leitura de oráculos. Você precisará de uma toalha com um círculo grande em seu interior, e outro círculo menor ao centro, dentro deste círculo grande.
E assim, existem duas formas de ler. Você pode optar por excluir as runas que caem fora dos círculos e não lê-las. Depois, você pode ler as do círculo externo primeiro, e estas serão indicadoras dos elementos externos, as previsões em si. As do círculo interno, são os conselhos e as coisas que você deve levar em conta.
A segunda maneira de ler as runas com os círculos, é ler apenas as runas que caírem no círculo menor. Caso mais de uma caia ali, a última lida será um conselho. Se apenas uma cair no círculo menor, ela lhe dará a previsão para um futuro próximo. Se apenas uma cair, e for no centro deste círculo pequeno, então ela lhe dirá um segredo que escondem de você.
Palavras chave: sucesso, brilho, bens materiais, esforço, recompensas.
No lado espiritual, isso significa que você está com muita energia para lutar por seus objetivos, e/ou que alguém lhe enviou grandes bênçãos.
É uma runa do elemento fogo.
Palavras chave: Crescer, evoluir, melhorar, se esforçar. Novidades à vista, mensagens e talvez segredos.
No lado espiritual, repense suas atitudes e mude tudo o que for preciso.
Runa do elemento ar.
Palavras chave: Relacionamentos (família, amigos, romance), uniões, conjunções, comunicação, diálogo.
No lado espiritual, encontre pessoas e relações sólidas para se apoiar, pois essa runa também é presságio de que algo pode lhe abalar demais em pouco tempo.
Runa do elemento terra.
Palavras chave: Banimento, afastamento de problemas. Início de ciclo, começar ou recomeçar. Novidades, mudança no futuro.
No lado espiritual, banhos para abrir seus caminhos, feitiços para prosperidade e proteção, e banimentos estão muito favorecidos.
Runa do elemento éter.
Palavras chave: Relacionamentos familiares e amorosos, fertilidade, progresso, pendências resolvidas.
No lado espiritual, lembre-se de que o perdão sempre é possível. Mantenha a calma em todas as situações. Rituais e feitiços para proteção e fertilidade são fortificados.
Runa do elemento água.
Palavras chave: Profundidade, sentimentos e emoções, segredos, mistérios. Busca por estabilidade, lançar âncoras.
No lado espiritual, tenha calma com suas emoções, tente não agir quando estiver influenciado pela raiva, pela tristeza ou pela mágoa.
Runa do elemento água.
Palavras chave: Ação, coragem, seriedade, coesão e reflexão antes de agir.
No lado espiritual, é hora de revidar contra ataques. Proteja-se, acabe com problemas que tenham estado lhe atrapalhando.
Runa do elemento éter.
Palavras chave: Frutos, retorno, recompensas, karma. Novidades, mudanças leves e esperadas.
No lado espiritual, evite excessos, e evite confiar em todos. Cuidado com as ações que têm tomando nos últimos tempos; repense-as.
Runa do elemento terra.
Palavras chave: Realização e acontecimentos. Ascensão, esforço, troca, necessidade de medir o que vale a pena.
No lado espiritual, as bênçãos dos deuses estão lhe protegendo, mas aproveite esta ajuda com muita cautela. Não seja desvairado.
Runa do elemento fogo.
Palavras chave: Resolução de problemas, intuição e mistérios, segredos, emoções e sentimentos ocultos, mudar atitudes.
No lado espiritual, dedique-se à Lua. Cuide com o que fala e com as pessoas que têm conversado.
Runa do elemento éter.
Palavras chave: Atenção, cuidado, necessidade de observar a situação mais atentamente. Decepções e conflitos possíveis.
No lado espiritual, faça uma introspecção e preste atenção às suas ações e a si mesmo, com muita sinceridade.
Runa do elemento água.
Palavras chave: Fim de ciclos, retornos, cortes, afastamentos, resoluções de conflitos.
No lado espiritual, aumente suas proteções, pois podem haver situações ruins lhe aguardando, e energias malignas lhe cercando.
Runa do elemento terra.
Palavras chave: Caminhos cruzados, relações, amizades, dificuldades. Mudanças, alterações.
No lado espiritual, fique mais reservado e medite sobre os problemas em sua vida. Resolva-os para que acabem não se tornando uma bola de neve.
Runa do elemento água.